O Universo é energia, nós somos energia, tudo em nosso redor é energia. A cor segundo Newton, resulta de variações de frequência com que as ondas de luz, emitidas pelo sol são recebidas na Terra e percepcionadas por nós.
Estamos a falar basicamente de sete cores, enquadradas no espectro de luz visível, e que possuem frequências às quais o homem é sensível. Podemos observar estas cores, no arco-íris ou no prisma óptico. Devo realçar que da vasta gama de frequências vibracionais que existem, o homem é sensível a uma ínfima parte, como esta, originária do espectro de luz .
A Cromatografia, era já uma terapia estudada e utilizada pelos Gregos e Egípcios e hoje é apoiada pela ciência e tecnologia, permitindo uma pratica cada vez mais precisa e exacta na restauração do nosso equilíbrio, da nossa saúde, enfim da nossa paz.
Podemos então definir Cromatografia como sendo uma ciência que utiliza a vibração das cores, para restaurar o equilíbrio fisico-energético nas partes do nosso corpo que se encontram debilitadas. Cada cor tem uma vibração específica, a sua acção terapêutica actua nos campos energéticos que chamamos de Chakras, corrigindo o campo vibratório celular.
Podemos e devemos recorrer a esta terapia sempre que estamos em desiquilíbrio ou perto dele. A vibração de cada cor pode ser introduzida no nosso corpo através de alimentos, de líquidos préviamente expostos à luz com determinada cor, da visualização das cores, da roupa que vestimos, de pedras, de cristais, da decoração do ambiente em nosso redor, de lâmpadas nas quais podemos colocar filtros com diferentes cores, e expor-lhes as partes do nosso corpo, que se encontram necessitadas, enfim existem inúmeras formas acessíveis, de nos auto-curarmos, de nos auto-reequilibrarmos. Não me canso de repetir…Só conseguimos dar aos outros, o que realmente possuímos…Se formos felizes, daremos felicidade, não é fantástico? Felicidade é nos dias de hoje um bem tão escasso e precioso 🙂
Propriedades terapêuticas das cores:
Vermelho: Aumenta a energia vital; tem um efeito excitante; melhora a circulação; previne a anemia; combate a depressão; aumenta a temperatura do corpo. Em excesso provoca irritabilidade; não é aconselhável quando estamos stressados.
Laranja: Promove a alegria e boa disposição; estimula o sistema nervoso; Fortalece as funções mentais; aconselhada para pessoas inseguras e com falta de vontade; muito utilizada no tratamento de doenças respiratórias, epilepsia e inflamações; fixa o cálcio
Amarelo: Ajuda a dominar o sistema nervoso;favorece a criatividade; promove o optimismo; atrai dinheiro; utilizada em pessoas com problemas digestivos
Verde: Tem um efeito refrescante, tranquilizador; promove o equilíbrio, a segurança, a harmonia; usado no tratamento de doenças do sistema circulatório e doenças cardíacas.
Azul: Ajuda na eliminação da sensação de angústia e de perturbações nervosas; efeito relaxante, sedativo; usado no tratamento de doenças da garganta dos olhos, cortes, queimaduras e sensações de mal estar; tem um efeito antiséptico.
Aníl: está ligado à beleza e arte; favorece a elevação da mente; é eficaz no tratamento de doenças pulmonares, dores e inflamações; tem um efeito calmante analgésico e anestésico em estados de grande excitação e ansiedade.
Violeta: Combate as neuroses; tem efeitos benéficos nos nervos; Usada no tratamento de doenças dermatológicas; promove a sensação de liberdade, de desintoxicação.
Branco: Promove a nossa paz; o organismo ao receber luz branca (união de todas as cores), liberta todas as vibrações pesadas e negativas.
Preto: Ausência de cores; apesar de ser muito elegante na roupa devemos evitar usar o preto pois absorve as vibrações mais negativas e a negatividade do ambiente.