A vida é um constante fluir. Esse fluir dá-se em ciclos. Depois do dia temos a noite, e depois da noite vem o dia.Depois do verão o inverno. À lua cheia segue-se a nova, a maré ora alta, ora baixa. Essas mudanças atingem todas as espécies de vida. O homem e os animais dormem à noite, atingem um pique de actividade durante o dia , e passam por momentos de transição, quando acabam de acordar ou quando estão cansados ao final do dia. As plantas absorvem gás carbonico e eliminam oxigenio durante o dia. À noite esse processo se inverte.
Yin e yang representam esse ciclo. Ilustram essas continuas mudanças , os ritmos da existência. Yin é o polo negativo,passivo,profundo, feminino. A noite e o inverno são yin. Yang representa o polo positivo, activo, superficial, masculino. O dia e o verão são yang. Esses conceitos não são estáticos. Representam dois polos de uma mesma enegia. Yin está sempre se tornando yang, e yang se tornando yin. Um processo constante de mudanças.
Nada é absolutoamente yin ou yang.Tudo contém em si Yin e Yang. As proporções é que variam. O homem tem o seu lado feminino , a mulher tem o seu lado masculino. Ora nos sentimos com mais energia, mais activos, ora nod sentimos mais lânguidos, mais passivos. Ora eufóricos, ora deprimidos,ora felizes, ora tristes. A arte de viver encontra-se no equilibrio. È o “caminho do meio”, de Buda. È o Tao, de Lao Tzu, “onde está o Tao , está o equilibrio”.
Yin e yang são expressões do Ki , a energia vital. Yin é negativo e yang positivo. Isso não quer dizer que um seja bom e outro mau, ambos são forças essenciais à vida. Em certos momentos é bom sermos activos e energéticos, mas também é esssencial sabermos como relaxar e ficar quietos, recolhidos em nós mesmos. Para crescermos com harmonia necessitamos de desenvolver o nosso lado yin e nosso lado yang.
Fisicamente as pessoas são mais yin ou mais yang. Em geral a pessoa fisicamente passiva apresentará um lado mais yin, a fisicamente activa, um estado mais yang. Musculatura rígida é yang, flácida é yin. As pessoas friorentes são yin, as calorentas são yang. A respiração torácica, pesada é yang, a respiração obdominal é yin.
È bom para as pessoas de estrutura yang praticarem exercicios de alongamento, e quando respiram devem procurar trazer o ar fundo em seu corpo, respirando também com o abdomen.O tipo yin precisa incorporar exercícios de força aos alongamentos, para gradualmente desenvolver a sua força muscular bem como exercícios físicos e respiratórios que movimentem a sua caixa tóracica, sempre respeitando o corpo pois os excessos de exercícios são prejudiciais.
O paciente yin precisa de um shiatsu tonificante, que aumente seu nível geral de energia, no shiatsu para o tipo yin, a pressão é lenta, gentil e profunda e não rápida e superficial como poderiamos supor. Tonificar não é excitar, é fortalecer e dar vigor. A pressão rápida e superficial é estimulante, mas não tonificante, para tonificar precisamos entrar em contacto com aquela energia profunda, que vem de dentro, do interior do corpo do paciente. Para isso necessitamos uma pressão firme e estacionária, suave e profunda ao mesmo tempo.
O paciente yang precisa de um shiatsu sedante, usamos pressões mais rápidas e vigorosas que acompanham o ritmo físico e psíquico do paciente.Procuramos dissolver os nós musculares e energéticos, equilibrando seu sistema orgânico.
Em todo o corpo encontramos áreas yin e áreas yang, meridianos yin e yang. Yin e yang são relativos. Uma área é yin em relação a uma outra, ela é “mais yin”, o mesmo ocorre com yang.Assim, a ideia de shiatsu “yin” e “yang” é genérica. Um paciente de estrutura yin precisa de um shiatsu tonificante. Mas também tem áreas e meridianos que precisam ser sedados, e vice-versa. No zen shiatsu, em particular, sempre tonificamos e sedamos simultaneamente, enquanto uma mão seda, a outra tonifica.
A parte interna do nosso corpo é yin, a externa é yang, somos naturalmente yin, por dentro e yang, por fora. Para sermos realmente saudáveis precisamos de equilibrar essa tendência, isto é, nos tornarmos yang por dentro e yin por fora.
Ter um bom metabolismo, com orgãos internos fortes, e uma musculatura flexível .
O estilo de vida do homem moderno leva-o a ter um metabolismo deficiente, tenso e rígido externamente, pessoas assim são as mais difíceis de serem tratadas.
Embora as suas raízes sejam muito antigas, o zen shiatsu é uma técnica moderna, seus conceitos são actuais, adequados às necessidades do homem de hoje.