Acupuntura Trata Estagnação de Qi e de Sangue

Acupuntura Trata Estagnação de Qi e de Sangue

Como vimos no artigo anterior, Diferenciação da Dor no Joelho, as causas para as tão comuns dores de joelho são várias, e a Acupuntura revelou-se uma boa alternativa de tratamento para todas elas.

A Acupuntura trata a estagnação de Qi e de Sangue, que normalmente se agrava à noite e em repouso. Os seus sinais e sintomas traduzem-se por dores no joelho em pontada, com uma localização fixa e edema das articulações. Verifica-se um alívio da dor por movimento, com história de trauma e movimento articular limitado. Na língua podem existir pontos violáceos ou toda ela apresentar esta coloração e o pulso é profundo e áspero.

O princípio de tratamento para a estagnação de Qi e de Sangue, é promover a circulação de Sangue e remover a estagnação de Sangue, clarear canais e colateral e sedar a dor.

O tratamento deste tipo de dor de joelho por Acupuntura, passa por picar o tsubo IG4; BP6; BP10; B17 (pto do sangue); F3; VB35 e alguns pontos locais Ah Shi.

Os pontos IG4 e F3, são pontos fonte, promovem a circulação de Qi nos canais, eliminam a estagnação de sangue e aliviam a dor. O tsubo BP6 é o ponto de encontro dos três canais Yin do pé, B17  ponto de Confluência sobre o sangue, e BP10, promovem a circulação de sangue, eliminam a sua estagnação e aliviam a dor de joelho. VB35, ponto Acúmulo do canal Yang de Ligação e alguns pontos Ah Shi locais que removem a obstrução em canais e colaterais e também aliviam a dor.

Existem depois outros tsubos a picar, para sintomas mais específicos, como a grande agitação à noite devido à dor intensa, e neste caso picar também C3 e C7 para acalmar a mente e melhorar o sono, ou a sensação de calor nas articulações do joelho, adicionar E44 e E43, pontos Primavera, para clarear calor.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *