Num post anterior, abordou-se a prostatite crónica na medicina ocidental, agora vamos desenvolver o mesmo assunto na vertente oriental, na medicina chinesa.
Na medicina chinesa, a prostatite pode ser de vários tipos:
- “Espermatorreia” (Bai Yin)
- “Turbidez branca” (Bai Zhuo)
- “Turbidez da Essência” (Jing Zhuo)
- “Turbidez vermelha” (Chi Zhuo)
- “Síndrome Urinária”
- “Região dorsal inferior”
A prostatite espermatorreia, é caracterizada numa primeira fase, por uma descarga involuntária de esperma, a turbidez branca, apresenta uma urina turva, e uma secreção uretral branca e turva, na turbidez da essência, existe secreção uretral pegajosa e turva, prurido e dor no pénis e a cor da urina é amarelo escuro,
Na patologia da prostatite, existe não só a doença dos fluidos mas também da essência, e é muito interessante observar que apesar de os antigos chineses não saberem da existência da próstata e das vesículas seminais, estavam conscientes da diferença entre secreções uretrais de urina e esperma.
As secreções uretrais de esperma, fazem parte da doença da Essência e normalmente resultam da fraqueza do “Portão do Esperma”, as secreções uretrais de urina, pertencem à doença da Síndrome Urinária, portanto, fluidos corporais.
O Dr. Lin Pei Qin, médico da dinastia Qing tardia, defende que o Rim tem dois orifícios, um urinário e o outro espermático, e afirma, que a Síndrome de turbidez pertence ao orificio espermático (envolve o Coração e o Rim), e que a Síndrome Urinária pertence aos orifícios urinários (envolve o Fígado e o Baço).
Nas doenças genitais, como a prostatite, “turbidez“, refere-se à patologia da Essência, e manifesta-se por secreções uretrais de esperma e descoloração deste.
Segundo o médico, Dr. Zhou An Fang, os dois principais factores responsáveis pela prostatite são a higiene genital insatisfatória, o que gera Humidade-Calor, e este por sua vez, gera frequentemente Calor Tóxico, e uma atividade sexual excessiva que leva à estagnação da Essência.
De acordo com o Dr. Zhou os principais princípios de tratamento para a prostatite são: Eliminar o Calor; Resolver a Humidade; Resolver o Calor Tóxico; Revigorar o Sangue e a Essência e eliminar a estagnação.
De acordo com o Dr. Zhu Yong Jian, a prostatite crónica decorre do acúmulo de Humidade-Calor no Aquecedor Inferior e deficiência ou instabilidade da Essência do Rim, causando secreção uretral.
Segundo Zhu, os três principios de tratamento são: Consolidar a Essência do Rim; Resolver a Humidade e eliminar Calor; eliminar turbidez
Para o Dr. Xu Fu Song, os principais fatores causadores da prostatite são: Retenção de esperma; Masturbação excessiva; Roupas intimas sujas; Prepúcio longo; Dieta irregular; Consumo excessivo de alimentos oleosos e apimentados. Estes fatores provocam a formação de Humidade-Calor.
O Dr. Xu, defende portanto, que os principais responsáveis pela prostatite crónica são: A Humidade-Calor; Deficiência do Rim; Estagnação da Essência
Mostramos a opinião de alguns médicos quanto às causas e princípios de tratamento da prostatite, e vimos que é um assunto que não reúne consenso absoluto, no entanto existem muitos pontos em comum quanto ao seu tratamento.
Da mesma forma que ninguém é igual a ninguém, a resposta a um tratamento também é una.
Na acupuntura, o tratamento tem uma base, e a partir daqui,vais-se ajustando ao paciente, e às reações que vão surgindo do seu corpo e mente.