Meridiano é um dos nomes pelos quais se designam os “canais de energia” no corpo, são as vias de circulação da energia no nosso organismo.
Os pontos específicos do nosso corpo, pontos de Acupunctura, onde se colocam as agulhas, encontram-se nos meridianos energéticos. Através de estímulos, nos pontos de Acupunctura, pode-se reequilibrar as energias do corpo e de órgãos.
Para os Chineses, a doença, não é mais do que um desequilíbrio energético. Assim, a acupuntura torna-se um excelente meio de recuperar a saúde!
Classificação dos Meridianos
Existem diversas formas de classificação dos meridianos, esta foi escolhida por ser, na minha opinião, uma das mais claras e de fácil apreensão.
Os meridianos dividem-se em:
- Meridianos Principais
- Meridianos extraordinários
- Meridianos distintos
- Meridianos tendino-musculares
Meridianos principais
Os meridianos principais são também conhecidos por regulares. Existem em pares bilaterais, um para cada lado direito e esquerdo do nosso corpo. São em numero 12 e estão relacionados com os órgãos, as vísceras ou funções.
Os 12 meridianos principais são: O pulmão, o intestino grosso, o estômago, o baço/pâncreas, coração, intestino delgado, bexiga, rins, pericárdio, triplo aquecedor, vesícula-biliar e fígado.
As energias percorrem os meridianos com uma ordem específica, que coincide com a ordem da denominação dos 12 meridianos, isto é, a energia inicia o seu percurso no pulmão, posteriormente dirige-se ao intestino grosso, estômago, baço/pâncreas e assim por diante até ao fígado.
Existe também um sentido determinado em relação às divisões do corpo, cabeça, tronco, e membros, que não iremos explorar. Estas informações são úteis, pois permitem-nos verificar a existência de uma relação natural entre a ordem e o fluxo energético. Assim, um bloqueio de energia por exemplo na bexiga, pode diminuir a energia do meridiano subsequente, os rins.
Além desta relação, existem muitas outras entre os meridianos, e são elas que formam os princípios e técnicas de tratamento utilizadas, na Acupunctura, Shiatsu, do-in entre outras. Todas estas técnicas e princípios, visam um objectivo comum, o de reequilíbrio das energias dos meridianos e do corpo.
Meridianos Extraordinários, Distintos e Tendino-musculares
Os meridianos extraordinários, também são conhecidos por particulares, curiosos, vasos maravilhosos ou estranhos. O seu numero é de 8.
Os meridianos distintos são 6, provêm dos 12 meridianos principais (com excepção de dois) e conduzem a energia destes para o interior do corpo.
Os meridianos tendino-musculares, são em numero, 12, localizam-se externamente e neles circulam as energias defensivas, protectoras.
Todos estes meridianos estão perfeitamente interligados, e dependentes uns dos outros.