Preço das casas deixou de cair

Preço das casas deixou de cair

preço das casasOs preços das casas em Portugal Continental parecem ter invertido a tendência no último mês de maio. Dados do Índice Confidencial Imobiliário (ICi), revelam uma subida pela primeira vez neste ano de 2012.

A subida foi ligeira, de apenas uma décima de ponto percentual em relação a abril, mas é um desempenho que pode significar a inversão da tendência de queda.

Já no mês de abril, pese embora o Índice Confidencial Imobiliário se tivesse mantido negativo, a saber -0.3%, já tinha sido notória uma melhoria face a março.

O ICi, que usa como amostra a base de dados do site imobiliário lardocelar.com, que dispõe de uma oferta conclusiva de mais de 500 mil imóveis, evidencia ainda que os preços das casas novas estabilizaram, uma vez que a variação mensal registada foi de 0.0%, e que o custo ao comprador das habitações usadas aumentou 0.2% face a abril.

Em termos homólogos, os preços em maio apresentavam, uma desvalorização de 1.7% face a maio de 2011, quando em abril, a desvalorização homóloga era de 1.8%.

Entre janeiro e abril, a taxa de variação homóloga agravou-se entre -1,0% e -1,8%.

No caso de casas novas, a taxa de variação homóloga atingiu os -3,8% em maio, e no caso das casas usadas, foi de -0,2% no mesmo mês.

Os Comentários estão encerrados.