Breve o tempo começa a ficar mais fresco, a chuva aparece com mais frequência e normalmente as constipações, gripes e bronqueolites também…Socorra-se da fantástica “mãe natureza” que nos dá tudo o que precisamos para termos uma vida saudável e sem doenças.
Assim para iniciar as estações do frio, não deixe de usar e abusar do Gengibre. É verdade, os benefícios do Gengibre são muitos e poderosos, foram descobertos há muito tempo atrás no mundo Oriental, e em Portugal existem registos da sua presença que datam o ano de 1521.
Esta planta herbácea da familia das Zingiberaceae, é originária da India e da China e rápidamente se difundiu para outras regiões tropicais do mundo. No Brasil, o gengibre é conhecido principalmente pelos indígenas, por Mangarataia ou mangaratiá.
As propriedades medicinais do gengibre são o resultado de vários componentes presentes no gengibre, como o canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona.
Benefícios do Gengibre
- Ação antisséptica
- Ação bactericida
- Ação desintoxicante
- Afrodisíaco
- Combate constipações, gripes e resfriados
- Acaba com a tosse
- Excelente para os enjoos e nauseas (recomendado na gravidez)
- Alivia os sintomas da gota
- Atenua a artrite
- Indicado para dores de cabeça
- Diminui a congestão nasal
- Previne o cancro do utero
- Alivia dores menstruais
Como podemos ver, este é um dos alimentos que devemos ter sempre na nossa cozinha e usá-lo em todos os cozinhados. Podemos ter gengibre fresco, seco em pó, cristalizado…temos é de o usar nem que seja um pouco todos os dias. Para combater as doenças de inverno, não chega beber o sumo de inverno 🙂
Quem sofre de reumatismo,artrite, ou gota deve experimentar banhos com um pouco de gengibre em pó ou fazer umas compressas. Os chás de gengibre com limão e mel também são muito conhecidos, e apresentam excelentes resultados para acabar com a tosse, gripes e constipações, o sabor é que na minha opinião e na do meu filhote não é grande coisa 🙂