Mesmo sem grandes estudos científicos mas com grande experiência de vida, as nossas avós instigavam-nos a comer cenouras com a velha máxima “comer cenouras põe os olhos bonitos”…Mal sabiam elas que os benefícios da cenoura são imensos e fazem maravilhas à nossa maquina humana.
A gastronomia mediterrânea usa e abusa (e ainda bem) da cenoura, mas este legume é sobejamente conhecido em todo o mundo. O nome cientifico da cenoura é Daucus Carota L, e é uma planta que hibrida com facilidade, originando sub-espécies. Na Europa a espécie mais apreciada é a “cenoura de Nantes” e não se conhecem muitas mais espécies, ao contrário do que se passa no Oriente.
Benefícios da Cenoura
- Anti-oxidante
- Portador de fibras
- Pectinas
- Contém ácido Fólico
- Açucares
- Minerais (potássio, sódio, cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, silício)
- Vitaminas E
- Vitaminas do complexo B, principalmente beta-caroteno ou pró vitamina A
O beta-caroteno faz da cenoura um alimento único, é ele que induz o organismo a produzir vitamina A, fundamental para melhorar a visão, para limpar o fígado, manter o bom estado da pele das mucosas e regular o aparelho digestivo.
- Propriedades anti-sépticas
- Propriedades anti-microbianas
- Diurética
- Rejuvenescedora
- Remineralizante
- Bronzeadora
- Estimuladora do sistema linfático
Os elementos mais nutritivos da cenoura encontram-se na sua pele, assim deve-se lavar a cenoura e raspar a sua casca evitando descascar. Para aproveitarmos as propriedades dietéticas da cenoura, devemos consumi-la crua e fresca, uma vez oxida com facilidade.
Agora que estamos na altura das férias, do sol, do bronze, recomendo o consumo das cenouras. Na verdade, quem come muita cenoura, normalmente adquire uma tez amarelada algo doentia, no entanto se apanhar um pouco de sol, dá-se uma grande transformação 🙂 o amarelo “vira” bronze, mas um bronze lindo, dourado, de “revista” 🙂