Baço Pulmão e Rim no Metabolismo de Fluidos

Baço Pulmão e Rim no Metabolismo de Fluidos

Muitos órgãos contribuem para a transformação, o transporte e excreção dos fluidos no entanto existem alguns cujo papel é determinante nestes processos, como o Baço, o Pulmão, o Rim, o Intestino Delgado, a Bexiga o Triplo Aquecedor  e o Estômago.

Baço

O Baço é um órgão extremamente importante uma vez que controla a transformação e separação iniciais numa porção pura e outra impura, e também controla a direcção ascendente dos fluidos puros, e descendente dos fluidos não puros, em todas as fases da produção dos fluidos corporais.

Pulmão

Diz-se que o Pulmão regula as “vias de água”, por este ter duas funções, a de difusão e a descendente. Na primeira, o pulmão controla a difusão da parte pura dos fluidos corporais que foi enviada pelo Baço, para o espaço abaixo da pele. Na função descendente, o Pulmão envia uma determinada quantidade de fluidos para o Rim e para a Bexiga.

Rim

O Rim é extremamente importante na fisiologia dos fluidos corporais. Além de vaporizar uma parte dos fluidos e de a enviar ao pulmão a fim de o  humedecer evitando a sua secura, também reúne,  principalmente o yang do Rim, o controle de várias fases da transformação dos fluidos.

É o yang do Rim que proporciona o calor necessário ao Baço para este transformar os fluidos corporais. Auxilia o Intestino Delgado na sua função de separação dos fluidos corporais numa parte pura e noutra impura. Proporciona o Qi à Bexiga para esta o transformar. Auxilia o Triplo Aquecedor na transformação e excreção dos fluidos.

 

Um Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *