As seguradoras low cost em Portugal

As seguradoras low cost em Portugal

seguradoras de seguro automóvel low cost Ao contar ao trajecto das seguradoras low cost em Portugal, é incontornável referirmo-nos às que aqui primeiramente se estabeleceram: a Seguro Directo e a Ok teleseguros!. Foi há mais de uma década, e ao longo deste tempo todo têm sabido conquistar uma importância notável na atividade seguradora portuguesa.

O aparecimento da OK! Teleseguro e da Seguro Directo não foi uma caso isolado. As seguradoras low cost vieram para ficar no nosso país, assistindo-se ao que já se passava em muitos países estrangeiros onde este fenómeno era corrente.

Quando apareceram as primeiras seguradoras low cost, o que determinava o preço que o consumidor tinha que pagar pelo seguro automóvel eram as tarifas muito próprias de cada companhia de seguros, onde geralmente a idade do condutor, o número de anos de anos e a ausência ou não de sinistros nos últimos anos, prevaleciam como os factores mais influenciadores do custo do seguro auto.

Porém, a agressividade comercial destas novas companhias de seguros – ditas de baixo custo ou low cost, pois cortavam nas despesas de instalações e levavam a cabo o seu negócio pelo telefone, levou a um decréscimo generalizado dos prémios dos seguros automóvel, até nas companhias de seguros tradicionais, instigadas pela concorrência que as seguradoras low cost lhes passaram a fazer.

As seguradoras tradicionais passaram a lançar promoções comercialmente mais agressivas, de modo a pelo menos manterem os clientes que já detinham.

Nos últimos anos, o nº de seguradoras low cost alargou-se com a chegada da Logo seguros e da Nseguros. Resultado: o seguro automóvel baixou 71 euros nos últimos

Assim ditam os dados divulgados pela APS – Associação Portuguesa de Seguradores, que atestam que o advento das seguradoras low cost favoreceu imenso os clientes de seguros, nomeadamente os que contratam seguro automóvel, que é o segmento onde estas companhias mais se situam.

A diminuição do preço médio do seguro auto resultou desde 2006, numa poupança quinhentos milhões de euros por ano, alcançada graças à redução do preço médio do seguro automóvel nos mencionados setenta e um euros.

O prémio de seguro auto médio por automóvel diminuiu dos 312 euros praticados no ano de início deste estudo (2006) para os 241 euros de ano passado, um decréscimo que em percentagem atinge os 23 por cento.

Os Comentários estão encerrados.