Quando pensamos em adquirir um automóvel, o normal é que a propriedade do mesmo se mantenha por algum tempo. Com o seguro automóvel, ainda temos uma noção de mais longo prazo, uma vez que sabemos que é um seguro de contratação obrigatória e que qualquer que seja o carro que conduzimos deveremos ter um.
Se acabamos quase obrigados a trocar de carro ao longo do tempo, e tese, e mantendo sempre um automóvel na nossa posse, nunca teríamos que trocar de seguro, não fosse as oscilações de preço que nos fazem mudar de seguradora.
No entanto, situações há, em que temos a necessidade de contratar um seguro automóvel de curto prazo, às vezes mesmo de muito curto prazo.
- Não vive cá habitualmente, veio de férias e quer poder conduzir o veículo que tem na garagem todo o resto do ano.
- Mantém um automóvel em garagem, do qual já rescindiu o seguro há muito. Agora decidiu-se a proceder a algumas reparações e a ideia é vendê-lo no curto prazo.
- Bateu com o seu veículo habitual e como tal pensou em chamar à titularidade durante a reparação do atual, o seu velho carro, que mantém parado e para o qual já não tem seguro.
- O “quase clássico” que não utiliza e que tem ao fundo da garagem, agora poderia servir perfeitamente para a sua filha, que regressou da Austrália, se poder mexer por cá, enquanto não volta de novo aos antípodas.
Será possível contratar um seguro auto para prazos tão curtos?
Estas situações não são tão incomuns quanto isso. Um seguro automóvel poderá ter de ser subscrito para assegurar a utilização de determinado veículo num determinado período curto de tempo.
Normalmente considera-se que estes seguros de curto prazo tendem a durar até 30 dias, mas tal dependerá da oferta de cada companhia.
Veja-se o caso das empresas de aluguer de veículos. Os automóveis estão sempre a ser conduzidos por diferentes condutores, e cada um terá que ter um seguro adequado.
Atualmente, com tanta oferta, seguradoras low-cost incluídas, é possível encontrar facilmente quem faça seguros automóvel temporários.
A subscrição de um seguro automóvel de curto prazo é muito semelhante à de um seguro de longo prazo.
Prepare-se é para pagar proporcionalmente mais por um temporário, que por um seguro tradicional, pelo que é aconselhável começar a procura o dito seguro na sua própria seguradora. Como tem com eles o seu atual seguro automóvel, têm mais obrigações que as restantes, de lhe apresentarem um seguro de curto-prazo financeiramente em conta.