A rinite é uma irritação ou inflamação aguda ou crónica, da mucosa nasal. É uma doença que se manifesta com mais frequência devido a alergias, reações ao fumo, ao pó e a outros factores ambientais, mas também pode ser provocada por vírus ou bactérias.
O principal sintoma da rinite, é o escorrimento de muco do nariz, no entanto também pode originar cócegas e ardor em volta dos olhos, do nariz e da boca, congestão nasal e muitos espirros e às vezes, vómitos.
A Primavera chegou e com ela, normalmente crescem os casos de rinite alérgica, que é também o tipo de rinite mais comum. Os alergênicos do ar, como o pólen, os ácaros e até a própria descamação da pele dos animais, na Primavera atingem o seu auge. Apesar desta ser uma estação do ano, repleta de beleza, nascimentos, lindas flores, e fantásticos chilreares, como não poderia deixar de ser neste mundo de contrastes, também aumenta o número de alergias, conjuntivites, rinites e sinusites.
O tratamento, passa por afastar os alergênicos causadores da alergia, ou caso não seja possível, recorrer à terapia farmacológica (corticosteroides, anti-histaminicos e descongestionantes). Os efeitos secundários da medicação, existem, logo se conseguir arranjar um tratamento alternativo com o qual se dê bem, sem quimicos, melhor 🙂
A acupuntura é um mundo de possibilidades, no que respeita a tratamentos. Os pontos de acupuntura são imensos e os tsubos a manipular, vão variando conforme a resposta de cada paciente.
Tsubos a picar para a Rinite Alérgica
Tsubos: VG20; E1; IG20; IG3; IG4; P1; P7; BP10
Não deve experimentar nenhum tratamento sem o aconselhamento de um profissional devidamente habilitado.