Acupuntura Trata Invasão de Vento Frio Humidade com predominância de Frio

Acupuntura Trata Invasão de Vento Frio Humidade com predominância de Frio

As dores de joelho podem também ser causadas, pela invasão de Vento-Frio-Humidade com predominância de Frio, e a acupuntura também as trata. Esta linguagem, é naturalmente estranha no mundo Ocidental e só com a leitura e curiosidade acerca destes temas, é que estes termos vão fazendo sentido.

Os sinais e sintomas que a invasão de Vento-Frio-Humidade com predominância de Frio revelam são dores intensas no joelho,com a sensação de frio, que é agravada com o frio e automaticamente aliviada com calor. Os joelhos sofrem de espasmos e sensações de contração e o movimento na zona da articulação é limitado. Os membros apresentam-se normalmente frios, existem dores de cabeça (cefaleias) por vezes fortes, dor corporal generalizada e a língua, que é um órgão essencial para o diagnóstico na Medicina Tradicional chinesa, possui saburra fina e branca.

O princípio de tratamento para as dores de joelho provocadas pela invasão destes agentes Externos, é aquecer os canais e dispersar o Frio. Há que remover também a Humidade e dispersar igualmente o Vento.

A acupuntura também trata as dores de joelho provocadas pela invasão de Vento-Frio-Humidade com predominância de Frio, aliás e como vimos nos artigos anteriores, as dores nos joelho são eficazmente tratadas por acupuntura , é no entanto obrigatório fazer o diagnóstico correto. Picar os tsubos certos e é aqui e claro também no número de sessões, que a eficácia da acupuntura faz toda a diferença.

Tratamento por Acupuntura

Picar e manipular um pouco o tsubo TA5; IG4; VB34; VB35; ponto extra Xiyan; E36; Bp6; e pontos Ah Shi. A Moxibustão é utilizada nos pontos de acupuntura TA5; IG4 e E36.

Os tsubos Ta5 e IG4, dispersam o Vento patogénico Externo, eliminam o Frio e aliviam os sintomas Externos. O ponto E36, com Moxibustão aquece os canais e dispersa o Frio.

O Bp6 ativa a circulação de Sangue e alivia a dor no joelho. Os pontos Ah Shi , VB34 e Vb35 regulam a circulação de Qi e Sangue na zona e aliviam a dor no joelho.

A Moxibustão é muito importante neste tipo de dor pois aquece os canais, dispersa o Frio e alivia a dor. Nem todos os pontos de acupuntura podem levar moxa, sob o perigo de piorarem os sintomas, em vez de os atenuarem ou mesmo eliminarem.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *