Hoje falamos-lhe de um seguro de saúde em viagem gratuito. Verdade, pode ir de viagem com a sua saúde assegurada. Isto pelo menos para alguns destinos.
Se vai de viagem e quer evitar aquelas situações indesejáveis que lhe podem estragar os dias de descanso que anda a planear há tanto tempo, o melhor é prevenir-se antes da partida.
Para acautelar a sua saúde enquanto estiver para fora, colocando de lado os gastos desnecessários caso precise de assistência no exterior, saiba como ter um seguro de saúde em viagem gratuito.
O Cartão Europeu de Seguro de Doença
O Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD), é um documento que assegura a prestação de cuidados de saúde para todos os beneficiários de um sistema de segurança social de um dos Estados membros da União Europeia, Espaço Económico Europeu, e também da Suíça.
Sim, o tal seguro de saúde gratuito em viagem, não funciona para todos os destinos, como apontei acima, mas é válido em todos estes países, que na realidade são os mais próximos de nós.
Quando tiver de se deslocar a um destes locais, está seguro de forma gratuita se subscrever e levar consigo o seu cartão europeu de seguro de doença.
O CESD será fundamental caso aconteça algum imponderável que atente contra a sua saúde, como uma indisposição, a fratura de um membro, picadelas de mosquitos, enfim, aqueles incidentes desagradáveis, que ainda se tornam mais aborrecidos se ocorrerem no estrangeiro.
Este cartão de saúde é a solução ideal para facilitar-lhe o acesso a cuidados médicos e assegura o reembolso das suas despesas mal regresse ao país de origem.
Pode obtê-lo através da Segurança Social ou do seu subsistema de saúde
Estados-Membros em que o CESD pode ser utilizado
O Cartão Europeu de Seguro de Doença pode ser utilizado nos seguintes países:
- Os 27 Estados-Membros da União Europeia: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslovénia, Estónia, Grécia, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, República Eslovaca, Roménia e Suécia;
- Os Estados-Parte do Espaço Económico Europeu: Islândia, Liechtenstein e a Noruega;
- E também na Suíça.
Vantagens de utilização do CESD
Os cuidados de saúde podem ser gratuitos, mas tenha em atenção a legislação de cada país;
No caso de necessitar de pagar alguns dos cuidados médicos que vier a ter que usufruir, será reembolsado destes valores assim que retornar a Portugal;
Os cuidados de saúde prestados em regime de gratuitidade incluem os cuidados a grávidas e os tratamentos relacionados com doenças já diagnosticadas ou crónicas como diabetes, asma, e cancro.
Pode mesmo chegar a realizar lá fora tratamentos específicos, como por exemplo a hemodiálise. Tome no entanto providências antes de sair do país para poder ter acesso a esse tipo de serviços mais especializados.