A Siemens Energy está a trabalhar num projecto designado Edison, que envolve o desenvolvimento de uma nova tecnologiaque permitirá aos proprietários de carros eléctricos recarregarem os seus veículos num espaço de tempo tão curto quanto uns simples seis minutos! A nova tecnologia de recarregamento funciona graças ao incremento da potência para valores até 300 KiloWatts permitindo deste modo uma abastecimento quase automático.
Participam no projecto a Universidade Técnica da Dinamarca e o seu centro de investigação Risø-DTU, bem como a Dong Energy, o centro de investigação e desenvolvimento Eurisco, a IBM e a Siemens.
A confirmar-se, esta tecnologia seria um passo gigantesco para a Siemens, que ultimamente colaborou com a Statoil-Hydro para desenvolver turbinas para captação de energia eólica off-shore, ou seja, em pleno oceano.
De início, a Siemens pretende desenvolver um sistema de carga rápida para carregamentos em 2o minutos através de uma razão tensão/corrente de 400 Volt/63 Ampere. Uma vez conseguido este objectivo, Sven Holthusen, o responsável pelo projecto EDISON afirma ir tentar elevar a potência de carregamento até aos 300 KW de forma a que as baterias possam vir a ser carregadas nos tais míseros 6 minutos, intervalo ao nível daquele que costumamos dispensar para abastecer de gasolina ou gasóleo.
Os responsáveis afirmam que as novas baterias de iões de lítio capazes de tais capacidades de carregamento estarão disooníveis no mercado num futuro muito próximo.
6 Comentários