Seguro contra o cibercrime

Seguro contra o cibercrime

seguro contra o cibercrimeAs empresas que cada vez mais são vítimas de ataques ou alvo de chantagem de cibercriminosos, já podem subscrever um seguro contra o cibercrime.

A companhia de seguros norte-americana AIG está a promover em Portugal um novo seguro, que permite dar cobertura aos riscos de ciberataques às empresas e a outros problemas que podem surgir da presença cada vez mais online das empresas.

Chamado CyberEdge, este revolucionário seguro da AIG, cobre fugas de dados confidenciais, pirataria informática, dumpster diving, vírus informáticos, sabotagem ou erro de colaboradores, furto de informação e roubo de identidade.

Dispõe mesmo de um módulo adicional que cobre a chamada ciber extorsão, isto é, a chantagem de que as empresas podem ser alvo, com vista à extorsão de dinheiro ou outros valores, sob ameaça de um ataque pirata aos seus sistemas de informação.

A AIG assevera recorrer a investigação informática forense para determinar as causas de uma ocorrência, entre outras funcionalidades, tais como a gestão de crise em casos que danifiquem a reputação da empresa.

Várias empresas de segurança, como a Kaspersky Lab e a Symantec, têm alertado para os perigos crescentes de fuga de informação das empresas e ataques de engenharia social.

A Kaspersky Lab indicou mesmo no seu último relatório, que o número de vítimas de ataques de phsihing aumentou 87% no último ano.

Ao contrário da utilização de um vírus como engodo, estes ataques uso o embuste da falsificação de sites legítimos, tais como Facebook ou Yahoo, para enganarem a vítima.

Os Comentários estão encerrados.