A Moxabustão é uma técnica terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa, originária do norte da China, significa literalmente “longo tempo de aplicação do fogo”. É feita pela combustão da erva Artemísia Sinensis e Artemísia Vulgaris.
A moxabustão, baseia-se nos princípios e conhecimentos dos meridianos de energia, usados e manipulados pela acupuntura, por isso a moxabustão é comparada a uma espécie de acupuntura térmica. É amplamente utilizada em outros sistemas de Medicina Oriental tradicionais, como o Japão, a Coreia, o Tibete entre outros, e pela documentação antiga existente, pensa-se que a moxabustão é anterior à prática da acupuntura.
Quem não gosta de todo de agulhas, apesar que as usadas na acupuntura são extremamente finas e não causam dor, pode recorrer à moxabustão. O calor produzido pela moxa, nos pontos ou meridianos de acupuntura, remove bloqueios de energia, e elimina a humidade e o frio, que provocam desequilíbrios no organismo, as doenças.
Uma doença classificada pela Medicina tradicional Chinesa, como doença do frio, da tristeza e da humidade é o reumatismo, em todas as suas versões e que afeta um grande numero de pessoas de todas as idades.
Benefícios da Moxabustão
- Dores musculares
- Ansiedade
- Stress
- Depressão
- Constipação
- Dores nos joelhos
- Sinusite
- Dores menstruais
- Asma
- Relaxamento físico e psicológico
Contra-indicações do uso da Moxabustão
- Mulheres grávidas
- Pessoas com queimaduras
- Pessoas com febre
- Pessoas alcoolizadas ou sob o efeito de drogas
- Pessoas com feridas abertas ou lesões e traumatismos recentes
Na moxabustão, normalmente utiliza-se um bastão de Artemísia, cuja combustão liberta uma grande quantidade de calor, promovendo um excelente efeito terapêutico.
Posiciona-se esse bastão mais ou menos a um centímetro de distância, da pele do paciente, no entanto esta medida é apenas uma referência, pois depende da tolerância de cada pessoa ao calor da moxa.
Este é um tratamento, completamente indolor sendo até muito agradável… 🙂