Marcas e carros eléctricos: ponto de situação

Marcas e carros eléctricos: ponto de situação

ToyotaA Nissan não é a primeira a lançar um carro eléctrico. Em Junho, já a também japonesa Mitsubishi tinha apresentado o i-MiEV, que sabe-se agora irá custar cerca de 34 mil e 350 euros. Estas duas marcas decidiram estar na primeira linha do desenvolvimento de carros eléctricos, algumas outras têm feito diligências nesse sentido, mas ainda aguardam espectantes, quiça até algo desconfiadas. Outras, parecem ter ignorado por completo o que poderá ser uma nova era na indústria automóvel, ou pelo menos desconfiam das vantagens de estarem desde o primeiro momento, na linha da frente da mesma.

Se garantidamente, a Nissan e a Mitsubishi pertencem ao primeiro grupo – aqueles que avançaram já – a Toyota e Volkswagen são dignos representantes do segundo grupo. Estão atentas, não descuram a oportunidade, mas acreditam que demorará ainda algum tempo até que os carros eléctricos consigam generalizar-se entre os consumidores.

Por outras palavras, têm a convicção que o preço ainda relativamente elevado, o grande inconveniente da autonomia, e a duração do carregamento da bateria (30 a 40 minutos que sejam), são dissuadores de uma rápida adopção dos EVs pelos automobilistas actuais.

A Toyota, que é o maior fabricante automóvel do mundo, e a Volkswagen, já anunciaram planos para avançar com o projecto dos carros eléctricos num futuro muito próximo, mas para a Toyota, a melhor solução ambiental continua a ser a dos híbridos que, com motores de combustão eléctricos, se recarregam sem ser necessária a ligação à rede eléctrica.

Quanto a este aspecto, ainda se assistiu ontem à desvalorização da importância dos híbridos, por parte de Carlos Ghosn, presidente executivo da Nissan, que disse que, apesar das limitações, os eléctricos são uma alternativa mais viável. Contudo, não nega que a Nissan os venha a produzir se houver mais procura.

Um Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *