A MAPFRE ASSISTANCE apresentou no passado mês de Agosto, o Travel Insurance Observatory (TIO), um estudo baseado nos casos médicos dos turistas, com dados obtidos a partir das suas apólices de seguro de viagem vendidas no Reino Unido.
O relatório foi apresentado durante a XX Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), realizada na Zâmbia-Zimbabwe.
A MAPFRE, enquanto membro afiliado da Organização das Nações Unidas desde o ano passado, participou neste evento através da sua Unidade MAPFRE ASSISTANCE.
Neste estudo foram analisados os sinistros ocorridos nos países de destino escolhidos pelos turistas e por quem viajou em negócios, tendo em conta a frequência com que apresentaram problemas de saúde, diagnósticos médicos mais comuns e a situação específica de cada país.
O relatório contabilizou aspetos relacionados com a saúde da pessoa que ia viajar antes de a realizar (cancelamento devido a risco para a saúde), durante a viagem (onde se deu a assistência direta ao viajante através de call centers e prestadores de cuidados de saúde associados à MAPFRE ASSISTANCE) ou depois da viagem (reembolso de despesas médicas realizadas pelo segurado).
De acordo com o relatório, os diagnósticos mais comuns relacionados com o destino de viagem, analisados durante o período da pesquisa, foram as infeções gastrointestinais (com 51 porcento dos casos).
O relatório mostrou também que 21% de todas as assistências médicas ocorrem no Norte da África, apesar de os dados do Instituto Nacional de Estatística do Reino Unido mostrar que as dormidas na região por parte dos residentes do Reino Unido representam apenas 3% do total.
Entre as principais conclusões do Travel Insurance Observatory, que se realizou tanto por regiões, como centrando-se nos 20 países (de 130 analisados) em que tem havido um maior número de casos médicos relacionados com esses destinos, concluiu-se ainda que 45% de todos os diagnósticos, no Espaço Económico Europeu e Suíça, foram devido a traumatismos (devido à prática de desportos de Inverno) e que mais de metade dos casos de assistência médica ocorre na Europa.
Os dados do estudo Travel Insurance Observatory foram recolhidos entre 1 de Julho de 2012 e em 30 de Abril de 2013, sendo o perfil dos turistas analisados de pessoas de classe média, residentes no Reino Unido, com idades entre 25 e 60 anos.
A participação na Assembleia, enquanto Membro Afiliado do OMT, proporciona à MAPFRE ASSISTANCE aproximar-se de instituições e autoridades do turismo, ajudando-a a posicionar-se enquanto empresa de referência na indústria do turismo global. Além disso, a continuidade do estudo TIO permitirá à MAPFRE ASSISTANCE ser porta-voz em matéria de seguros de viagem na OMT.
De acordo com Gregory R. Santos, Subdirector Geral Comercial da MAPFRE ASSISTANCE: “na MAPFRE temos uma finalidade específica no que diz respeito à nossa participação na OMT, contribuindo para a experiência positiva de turistas no seu destino.”
A Assembleia Geral contou com a participação de variadas autoridades turísticas de mais de 190 países, entre os quais ministros, secretários e toda a estrutura oficial da Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas e outras empresas afiliadas.