Conforme se desejava e previa, afinal, Portugal sempre terá uma das fábricas de produção de baterias para os novos veículos eléctricos. A fábrica de produção de baterias de iões de lítio para carros eléctricos foi anunciada hoje mesmo pela Nissan em comunicado. A outra fábrica a instalar pelo construtor automóvel nipónico será em Inglaterra, o que não deixa de ser sintomático, pois para além das criações criadas à massificação do carro eléctrico em Portugal, a Inglaterra foi outro dos países que também deu passos no sentido de propiciar condições à utilização dos carros eléctricos, conforme aqui demos notícia. Portugal e Inglaterra ganharam um corrida onde também estavam em confronto a França e a Espanha.
A fábrica de baterias para veículos eléctricos a instalar em Portugal produzirá sessenta mil equipamentos por ano, num investimento de 250 milhões de euros. Os mesmos números apontam para a criação de duzentos postos de trabalho.
A localização específica da fábrica ainda não foi divulgada. Pelos vistos existem várias alternativas em fase de estudo, e em breve a Nissan anunciará aquela pela qual optou.