Comparativo entre veículos eléctricos e de combustão

Comparativo entre veículos eléctricos e de combustão

comparativo carros eléctricos e convencionaisEste exercício pressupõe alguma cautela, dado que não existem ainda propriamente carros eléctricos que permitam aquilatar das suas reais performances. No entanto, são já certas algumas características, que permitirão ainda que insipidamente proceder a este comparativo. De seguida analisaremos as propriedades dos carros eléctricos e dos automóveis tradicionais segundo algumas perspectivas, referindo-nos aos primeiros, em contraponto com os segundos:

Vantagens:

  • Não emite dióxido de carbono;
  • Motor silencioso;
  • Aceleração mais rápida;
  • Menor custo do combustível (electricidade).

Desvantagens:

  • Reduzida autonomia
  • Preço

Apreciação

Se quanto às vantagens não há nada a dizer – são boas notícias mesmo para aqueles que gostam de andar depressa e que poderão temer perder muita da potência a que estarão habituados – o que em muitos casos não seria mau! Quanto às desvantagens, nesta fase tecnológica mantêm-se duas que terão sido desde sempre os grandes entraves ao investimento nesta tecnologia, sendo que se encontram actualmente grandemente atenuadas.

A autonomia destes veículos cismava em colocar em quase todos estes projectos. Actualmente foi elevada para os patamares dos 130 a 150 quilómetros, o que já é bastante razoável.

O preço era outro factor desmotivador. Nos dias de hoje, os construtores prometam que estes vão baixar nos próximos anos para valores competitivos. Refira-se que a Nissan avançou por estes dias que o seu carro eléctrico terá custos similares aos dos veículos actuais de combustão interna.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *