Carros Eléctricos serão o que as baterias de Lítio ditarem

Carros Eléctricos serão o que as baterias de Lítio ditarem

Uma futura geração de baterias de lítio-ar pode ser a tão procurada fonte de energia para os carros eléctricos, proporcionando-lhes autonomia semelhante à dos carros a gasolina e a gasóleo da actualidade. A gigante IBM tem vindo a evidenciar um grande interesse nesta tecnologia, tendo-se proposto mesmo a estudar a hipótese de multiplicar por dez a capacidade de armazenamento das baterias actuais. Objectivo que se auto-impôs para antes do fim da próxima década.

baterias de litium para carros eléctricos

Não é provável que a IBM ela mesma entre no sector das baterias. Em princípio fará esta entrada à custa de um parceiro com conhecimento e experiência comprovados no domínio das baterias ultraleves. A estratégia seria análoga à da Tesla Motors, a empresa californiana que produziu um carro eléctrico topo de gama com base num sistema de baterias computadorizado baseado em sensores. A Tesla tomou 6800 baterias de iões de lítio usadas em aparelhos electrónicos comuns, como os nossos vulgares telemóveis, para implementar um bloco único de 450 kg.

A situação ideal

Em Setembro decorreu nas instalações da IBM, uma reunião de especialistas de baterias. O Prémio Nobel da Física Burton Richter, foi um dos participantes, que no fim se  declarou optimista quanto à evolução desta tecnologia. Actualmente já se estudam formas de substituir as baterias puramente de Lítio, juntando este elemento com outros, como o enxofre. Os investigadores que estão a explorar alternativas de lítio-ar e lítio-enxofre atestaram na conferência da IBM, que estas novas baterias para além de poderem resolver os problemas de segurança, poderão alargar o mercado dos carros movidos a energia solar.

Para que se tenha uma noção das melhorias envolvidas a este nível, as baterias de iões de lítio da actualidade conseguem fornecer cerca de 585 watts-hora por quilograma, enquanto as ainda estudas e desejadas de lítio-enxofre têm a possibilidade potencial de assegurarem 2600 watts-hora e as de lítio-ar mais de 5000 watts-hora.

Se puderem para da ideia à prática, as baterias de lítio-ar seriam ideais para ser usadas em veículos eléctricos, dado o seu potencial de energia, mas também o reduzido peso. Já existem baterias de zinco-ar, com a grande desvantagem de não serem recarregáveis, ou que não acontece com as de lítio-ar

Dificuldades

Infelizmente passar do papel para a vida real nem sempre é fácil. Na indústria automóvel que se preocupa imenso com a segurança, e onde o custo é um factor decisivo, o advento das baterias de lítio-ar não será provavelmente para já, isto porque não se prevê para breve que possam estar com níveis de segurança e de preço aceitáveis.

2 Comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *