Baterias de carros eléctricos para armazenar a energia eólica

Energia Eólica

Já tínhamos aflorado este tema aqui no blog. Hoje retomámo-lo a propósito de uma  notícia da RTP1 sobre a estratégia da Dinarmarca para a produção própria de energia. Uma mais valia porventura não nuclear, mas ainda assim importante dos carros eléctricos, é a capacidade para que nas suas baterias eléctricas possa ser armazenada energia, nomeadamente a energia eólica excedente que vai sendo produzida de noite, e que é necessário armazenar de alguma maneira, pois a essas horas o consumo é diminuto. A Dinamarca vê neste procedimento a possibilidade de continuar a desenvolver o sector eólico sem desperdício de energia.

Em 2020, a Dinamarca espera produzir através da energia eólica, metade da electricidade consumida, tendo para tal a necessidade de desenvolver e reforçar a sua rede de distribuição energética, garantindo o equilíbrio do sistema.

Os carros eléctricos, cujo potencial a Dinamarca também quer explorar, e que também lá disporão de uma rede de infra-estruturas operacional no ano de 2011, vão contribuír para este propósito, armazenando nas baterias eléctricas o excesso de energia produzida.

Pode dar-se o caso até, de que para além de armazenar a energia, esse armazenamento resulte em dividendos financeiros para os seus proprietários. Pense-se no carro eléctrico ligado à rede eléctrica, mas também à Internet, monitorizando o preço da energia, que poderá variar ao longo do dia em função da demanda da mesma.

O veículo eléctrico que simplesmente está parado na garagem, pode automaticamente armazenar energia de noite – comprando-a quando esta é mais barata – e vender energia de dia, quando a procura é maior e faz com que o preço da energia aumente.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *