Aumentar garantias ou reduzir prémios com a consolidação de seguros

Aumentar garantias ou reduzir prémios com a consolidação de seguros

O expediente de que lhe vou falar está intimamente ligado ao trabalho de um mediador de seguros, uma vez que o que lhe proponho não é fácil de implementar por um segurado individual, mas ainda assim é possível se tiver algum tempo para investir.

Todos sabemos a ginástica que atualmente fazemos para reduzir algumas despesas e mantermo-nos à tona dos cortes, da recessão e da austeridade. Daí que para muitos, todas as formas de poupar dinheiro sejam bem-vindas.

É para esses, que infelizmente são cada vez mais uma larga maioria, que damos esta dica.

Trata-se da possibilidade de poupar nos seguros, procedendo áquilo que geralmente se designa de consolidação de carteira ou consolidação de seguros.

consolidação de seguros

Como dizíamos, os agentes de seguros fazem isto duplamente: a uma escala maior com a carteira de vários clientes, e a uma escala menor, com o conjunto de seguros de um só cliente.

Explicamos melhor: o mediador pode conseguir descontos significativos no caso uma seguradora estar disponível para os fazer no caso de conseguir da sua parte um acréscimo relevante de clientes e de seguros.

Por outro lado, em diversos momentos, essa mesma seguradora ou qualquer outra pode fazer o mesmo, se conseguir que determinado cliente transfira para si, outros seguros, que estão com outras companhias.

A própria transferência de seguros também pode ser realizada de duas formas distintas: seguros que se transferem mas que continuam a valer cada um por si, tendo a sua própria apólice, ou seguros combinados que reúnem num só todas as apólices, ou pelo menos, várias delas, como por exemplo o seguro automóvel e o da casa.

Qualquer que seja a forma como se consolidam os seguros numa mesma seguradora, a ideia é sempre a mesma: poupar. Pagar menos dinheiro pelo menos. E às vezes até, tem outro condão, que é o de poder pagar todo o conjunto de seguros que se dispõe em suaves prestações mensais.

Vantagem do fracionamento sem custos adicionais

O pagamento de um prémio de seguro pode ser fraccionado, ou seja, pago mensalmente, por trimestre, semestre, ou anualmente. Acontece que geralmente dividir o pagamento tem um custo e quanto mais se divide, mais se paga.

Tem acontecido, que atendendo à crise, são cada vez mais as seguradoras a facilitarem e a permitirem o pagamento fracionado sem qualquer penalização, mas ainda nem todas as companhias o fazem, nem o fazem para todo o tipo de seguros.

Pelo que consolidar seguros pode trazer esta vantagem. Será mais cómodo pagar mensalmente determinado valor e contar com ele todos os meses, que ter picos durante o na em que terá a despesa extra para esse mês de pagar o seguro de saúde, ou o seguro de casa, ou outro.

Até falo por mim, que durante alguns anos, vinha de férias e tinha que encarar todos os Setembros o pagamento do seguro automóvel de danos próprios, que não era uma quantia tão pequena quanto isso.

Ocupava-me o espírito e desassossegava-me durante as férias, lembrar que tinha que controlar os gastos porque se aproximava um Setembro difícil com o arranque do ano escolar e as suas despesas a juntarem-se à anuidade do seguro para o automóvel.

Progressividade dos benefícios, mas cuidado

Embora quanto mais seguros contratar na mesma seguradora, mas barato lhe saia cada um, em função do desconto progressivo que lhe possam conferir, terá que estar atento às caraterísticas de cada seguro e ao preço do mesmo.

O benefício que se anuncia é válido se não existirem diferenças muito significativas entre os seguros do mesmo tipo, nas várias seguradoras em causa, o que geralmente é verdade para a generalidade dos casos.

Exceções há, em que um seguro é de tal modo melhor, ou mais conveniente, em determinada companhia de seguros, que deve ser deixado de fora desta consolidação, pois o benefício de o incluir não iguala sequer a vantagem de o ter à parte.

Três passos para a consolidação de seguros

Avaliar a indispensabilidade da carteira de seguros. Já que está a pensar consolidar seguros, fazendo-o você mesmo, ou entregando a tarefa a um agente de seguros, será uma boa altura para avaliar se todos os seguros que dispõe são necessários e essenciais. Elimine os seguros dispensáveis ou pelo menos e aqui é mais comum acontecer desperdício, as coberturas que não trazem utilidade acrescida ou que não justificam o valor que paga por elas. Pense por exemplo se a idade do seu automóvel ainda justifica o seguro de danos próprios. Só nisto, poderá estar já a poupar.

Comparar os vários seguros. Ao avaliar a oferta das várias seguradoras, compare bem os seguros um a um. Compare os capitais as franquias, as coberturas e as exceções. Tenha cuidado, pois a poupança pode advir não do desconto por consolidar, mas ser apenas fruto de passar a ter um seguro mais fraco e com menos garantias. Não é o que deseja por certo.

Recorrer à ajuda de um agente de seguros. Já aqui falamos que isto da consolidação de seguros é na realidade um trabalho mais indicado para um profissional, que para si que é apenas um segurado e tem a sua vida e a sua profissão. Recorra a um agente de seguros para que o ajude a tomar a melhor decisão possível. Apresente-lhe o seu propósito: poupar subscrevendo seguros com igual qualidade e deixe que ele lhe avalie os produtos da concorrência e o alerte para as diferenças. Não tema – o agente de seguros não representa um custo para si. Ele recebe uma comissão da seguradora por ter intermediado o seu contrato de seguro. Isso já e paga suficiente para ele.

Os Comentários estão encerrados.