A anemia, é uma doença, em que a capacidade de transportar oxigénio a todas as células do organismo, se encontra reduzida, ou pela diminuição de eritrócitos (hemáceas) ou pela redução de hemoglobina.
Os sintomas mais comuns, e ainda para anemias leves são:
- Cansaço
- Fraqueza
- Indisposição
- Falta de memória
- Dificuldades de concentração
- Batimentos cardíacos acelerados
- Problemas respiratórios
- Palidez
- Tonturas
Depois da anemia estar perfeitamente instalada e dependendo do grau de gravidade, podem também ocorrer:
- Queda de cabelo
- Unhas fracas e quebradiças
- Pele seca
- Sonolência
- Dor de cabeça
- Taquicardia
- Dispneia
- Vertigem
- Depressão nervosa
A anemia, é uma doença que se não for tratada, pode revelar-se extremamente grave. Há situações na vida mais propicias a causar anemias, como as gravidezes, algumas doenças, perdas grandes de sangue, ou fluxos menstruais longos e abundantes, mas normalmente os períodos de grande trabalho e má alimentação ou má alimentação por períodos mais ou menos longos, acabam sempre em anemia.
A alimentação é a base de uma boa saúde, e hoje e após diversos estudos, já não restam dúvidas quanto à sua importância. Na verdade, muitas doenças chamadas da atualidade, resultam da má alimentação e o tratamento de muitas doenças, além de tudo o resto, assenta sempre numa alimentação saudável, de preferência com alimentos biológicos.
Apesar de ainda não ser muito falada, já foi adotada por muitos, principalmente atrizes e famosos ligados aos “media”, nos Estados Unidos da América, e trata-se da alimentação alcalina, que pode também ser uma boa alternativa para quem pretende recuperar ou dificilmente perder, a saúde 🙂
Alimentos que combatem a Anemia
A Anemia mais comum é a anemia ferropriva, causada pela ingestão insuficiente ou má absorção de ferro. Quero salientar que só se consegue reverter a anemia com uma alimentação adequada, se esta for leve, caso contrário serão necessários suplementos que o seu médico indicará.
- Ferro
Podemos dividir este nutriente em ferro heme (melhor absorvido pelo organismo) e o não heme, absorvido em menor quantidade.
As fontes de ferro Heme, são a carne vermelha, o fígado, aves e peixe. As fontes de ferro não heme são as verduras de folha escura e as leguminosas.
- Vitamina A
A vitamina A é um importante coadjuvante. Quando se tem deficiência desta vitamina, aumenta a dificuldade do transporte do ferro armazenado no fígado, para o sangue, causando danos na formação dos glóbulos vermelhos.
As principais fontes de vitamina A são os alimentos de cor alaranjada ou verde escura, como cenouras, couve roxa entre outros.
- Vitamina C
A vitamina C auxilia a absorção do ferro e mobilização do ferro armazenado. Quando comemos algum alimento fonte de ferro não heme, e acompanhamos com vitamina C, o ferro não heme transforma-se em ferro heme e aumenta a sua absorção
- Ácido Fólico
Ácido Fólico é muito importante para a anemia megaloblástica, que ocorre não por deficiência de ferro mas sim pela dificuldade de transporte de oxigénio pelo sangue.
- Alimentos amargos para absorver os nutrientes
Alimentos amargos como a alcachofra, o agrião, o jiló, o almeirão, tem o poder de estimular a secreção de enzimas digestivas, o que facilita a absorção do àc. fólico, do ferro, e das vitaminas do complexo B
- Vitamina B12
A vitamina B12 atua juntamente com os folatos (ác. fólico), e a sua deficiência perturba o normal metabolismo dos folatos, prejudicando a produção de glóbulos vermelhos e o transporte de oxigénio.
As fontes de vitamina B12 são, carnes, ovos, leite e seus derivados.
- Cobre e Zinco
A deficiência de Cobre no organismo interfere na normal formação de hemoglobina.As fontes de cobre são, ostras, lulas, amendoim, nozes, grão de bico, lentilhas, sementes de girassol
O Zinco encontra-se presente no farelo de aveia, feijão, leite, arroz integral, carne vermelha, e peito de frango, e tem de se ter atenção à quantidade que ingerimos, pois o excesso de zinco, vai impedir a absorção do cobre.