Cuidados a ter antes de ir de viagem

Cuidados a ter antes de ir de viagem

viagem segurosSe vai viajar, elabore cuidadosamente uma checklist com tudo aquilo de que se deve “aviar” antes de partir.

Um pequeno pack de assistência médica, as vacinas devidas, e o seguro de viagem devem estar os cuidados a ter antes de viajar para o seu destino.

Vacinas e Kit médico

Se o seu destino de férias é daqueles um pouco mais distante e exótico, ou até nem sendo exige uma vacinação prévia, deve tratar disso o quanto antes.

Tratar de se vacinar com alguma antecedência é essencial pois alguns países não se limitam a impor uma dose inicial, e exigem também um reforço.

Por outro lado, a consulta de medicina do viajante é recomendada para quem se desloca para esses tais países tropicais ou mais distantes da civilização ocidental.

Além de nessa consulta tratar do Certificado Internacional de Vacinação e das vacinas obrigatórias, terá acesso a informação muito conveniente, como seja lista de medicamentos que deve levar consigo e os cuidados que deve ter em termos da alimentação que deverá fazer (e não fazer) no local de destino.

Daí que o referido kit médico saia desta consulta quase perfeitamente constituído.

Seguro de viagem

As surpresas desagradáveis podem sempre acontecer, onde menos as esperamos, e sem aviso prévio, e ao manifestarem-se num ambiente que não nos é familiar, ainda podem ser mais adversas.

Daí ser preferível subscrever um seguro de viagem, além até de adquirir o Cartão Europeu de Seguro de Doença, se for viajar para a Europa.

Nas viagens para fora da Europa, deve contratar um seguro de viagem com reforço das coberturas de despesas médicas. E no caso da sua viagem ou férias envolverem desportos radicais, nalguns casos um termo perfeitamente substituível por perigosos, como a prática de mergulho, a utilização de motas de água, ou a descida de rápidos, é importante englobar no seu seguro de assistência uma cobertura específica para desportos radicais que já vai existindo na generalidade das seguradoras.

Se vai fazer a viagem por intermédio de uma agência de viagens, o seguro à partida já está incluído, mas será avisado da sua parte analisar quais são as coberturas incluídas nessa apólice de grupo, e se entender que são insuficientes, nomeadamente que não cobrem os riscos de que lhe falamos acima e de que lhe temos falado ao longo dos artigos deste blog, pode fazer um complemento ao seguro incorporado no pacote da viagem.

Parte deste modo levando consigo a assistência que lhe garante que todos os riscos estão cobertos e que os limites de capital aplicáveis são os suficientes.

Oxalá não ocorra (será bom sinal), mas se tiver que ativar o seguro de viagem, deve fazê-lo de imediato, no momento em que for o imprevisto se manifestar.

Contacte de imediato a seguradora ou o número de assistência em viagem, e ser-lhe-ão dadas todas as informações necessárias para lidar com a situação. Nunca por nunca, deixe a ativação do seguro para quando já estiver de regresso da viagem.

Tags:

Os Comentários estão encerrados.