Dor no Joelho

Dor no Joelho

Com o avançar da idade, raras são as pessoas, que não se queixam de dores nos joelhos. A dor no joelho pode ocorrer em uma ou ambas as articulações do joelho, ou em músculos e tendões em torno das articulações.

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a dor no joelho, pode ser causada por Vento, Frio, Umidade e Calor Externos que invadem as articulações, deficiência de Fígado e Rim ou deficiência ou estagnação de Qi e Sangue.

Na medicina Ocidental, a dor no joelho, é normalmente atribuída a febre reumática, artrite reumática, gota reumatóide, dor nevrálgica, hiperosteogenia da articulação do joelho, acometimento dos ligamentos colaterais, medial e lateral da articulação do joelho, acometimento do menisco, torsão da almofada gordurosa subpatelar e fibrosite.

A resposta dada pela medicina convencional à dor de joelho, na grande maioria dos casos traduz-se na prescrição de anti-inflamatórios e analgésicos, ou em pequenas cirurgias com o respetivo risco inerente a qualquer operação. A MTC, procura saber o porquê da dor no joelho, a causa e atuar. Quando se dá um enfraquecimento do Qi Defensivo que leva à deficiência dos poros cutâneos em se abrir ou fechar de forma adequada, os fatores patogénicos Externos, o Vento, o Frio, a Umidade e o Calor, são capazes de invadir facilmente o corpo e joelhos, causando estagnação da circulação de sangue e Qi, que se traduz na dor de joelho.

Os sintomas e sinais clínicos variam muito consoante o fator patogénico causador da dor. Vento é caracterizado por movimento e alteração. A dor no joelho muda de um local para outro e da direita para a esquerda. Umidade é persistente e pesada, obstrui canais e leva à dor no joelho com edema, parestesia e peso. Frio possui características de contração e estagnação, causa a contração de músculos e tendões em torno do joelho, levando à estagnação de Qi e sangue, o que causa dor intensa e sensação de frio. Calor apresenta uma coloração avermelhada e em queimação.

Uma dieta desequilibrada , com um grande consumo de alimentos doces, gordurosos ou álcool, podem interferir com o baço e com o estômago, levando à formação de Umidade-Calor. Quando a Umidade-Calor desce para os membros inferiores, obstrui  os canais causando a dor no joelho.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *