Tratamento da Psoríase por Acupuntura

A psoríase é uma doença de pele, hereditariamente transmissível pelos genes do psoriático. É uma doença incurável, e não contagiosa nem por transfusão sanguínea. A palavra psoríase vem do grego e significa erupção sarnenta. É uma doença crónica, hiperproliferativa da pele, de etiologia desconhecida, mostrando uma grande variedade na distribuição e no grau de gravidade das lesões cutâneas. (Fonte: Wikipédia)

Qualquer pessoa pode sofrer ou vir a sofrer de psoríase, esta manifesta-se tanto em homens como em mulheres em qualquer idade. É mais frequente em indivíduos de raça branca, sendo rara em negros, índios, asiáticos e inexistente em esquimós.

Temos diferentes tipos de psoríase: em placas, invertida, em gotas, palmoplantar, pustulosa, eritrodemia e a psoríase artropática.

Como a psoríase afecta um órgão externo e visível, a pele, o paciente não sofre apenas fisicamente mas também e muito psicologicamente, são os olhares interrogativos, de medo, o bzbzbzbz ao ouvido do colega a distância que naturalmente se cria quando não fazemos ideia do que padece alguém que muitas vezes apresenta um aspecto….estranho e talvez pouco saudável. Existem muitas mais pessoas com esta doença do que imaginamos, logo vamos ter cuidado com as nossas reacções perante alguém que apresente um problema de pele. Antes do “chega para lá” vejamos se aquele problema oferece algum risco à saúde pública e se realmente não oferece, que tal um pouco de carinho e apreciação? Imaginem o que esse ser humano já não passou e passa só de olhar para o espelho, ok? 🙂

Mas, não nos podemos esquecer que há solução para tudo ou quase tudo 😉 , existem tratamentos cujos resultados variam muito de indivíduo para indivíduo, no entanto e apesar de sabermos que esta é uma doença para toda a vida, podemos controlá-la e reduzir drasticamente a sua manifestação.

Assim, em primeiro lugar devemos evitar o stress, álcool, tabaco, alguns analgésicos e anti inflamatórios . Em segundo, apanhar sol com moderação ,(faz bem ao corpo e à alma :)) , posteriormente temos uma série de tratamentos, que variam de acordo com o tipo e gravidade da psoríase, e também com a bolsa do paciente (infelizmente só em raras excepções e de muita gravidade, é que existe comparticipação em alguns tratamentos como o uso de injecções), uso de pomadas e banhos sobre a pele, luz ultra-violeta, tratamento com medicamentos imunobiológicos, limpeza por peixes, climaterapia e por ultimo mas não menos importante o tratamento através da acupunctura.

O Tratamento pela Acupuntura

Existem diversos tratamentos para a psoríase, no entanto e quanto sei, ainda não é possível afirmar com certeza que existe algum capaz de eliminar de vez esta doença inflamatória e crónica da pele. No entanto temos relatos de experiências e resultados da aplicação da acupuntura em diversos pacientes, e estes são animadores, apresentando percentagens elevadas na melhoria dos sintomas consequentes desta doença (não contagiosa).

A Medicina Tradicional Chinesa, possui um diagnóstico diferenciado analisando como causa das desarmonias, as alterações no fluxo de energia (Qi) do paciente, e não as alterações nos componentes estruturais do organismo, como é a base da medicina ocidental.

A acupunctura sistémica que se caracteriza pela aplicação de agulhas ao longo do corpo, nos meridianos, e a acupunctura auricular, são técnicas da medicina tradicional chinesa que tem por base equilibrar a circulação de energia (Qi) e de sangue (Xue) do paciente, tratando os diversos desequilíbrios energéticos (doenças) que vão surgindo ao longo da vida. A procura de um método coadjuvante, como a acupunctura, no tratamento da psoríase, impõe-se, uma vez que a terapia medicamentosa é eficaz no alívio temporário dos sintomas, no entanto as reincidências são esperadas e acontecem.

Quem sofre de psoríase e começa a ver o alastrar desta doença pelo seu corpo, sofre mesmo … Tenho familiares com esta doença, e um deles (o que apresenta grandes inflamações da pele) após muitas consultas e cremes decidiu agora experimentar a acupuntura, posso afirmar que após 3 meses de tratamentos a área afectada pela psoríase está significativamente menor, as manchas vermelhas em torno da testa desapareceram, o couro cabeludo diminuiu drasticamente a sua escamação. Enfim, para já óptimos progressos … 🙂 mas os tratamentos continuam.

4 Comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *