O Instituto de Seguros de Portugal (ISP), entidade que regula a actividade seguradora em Portugal, espera que o seguro de saúde vitalício possa entrar em vigor até ao final do ano. O Instituto dos Seguros entregou um projecto ao Governo no fim de Setembro, que visa regulamentar este seguro.
O projecto abre caminho a que as companhias de seguros passem a comercializar seguros de saúde sem limite de idade. No entanto, a aprovação do projecto pelo governo não implica que automaticamente passem a existir estes seguros de saúde vitalícios no mercado.
Seguro de saúde vitalício
Será preciso que as companhias de seguros iniciem a comercialização de tais seguros. A actividade seguradora tem sido bastante crítica ao novo projecto. Quem segue estes desenvolvimentos do mercado segurador, deverá estar lembrado de uma recente entrevista ao DE, em que o presidente da Associação Portuguesa de Seguradores deu conta deste pessimismo.
A razão do pessimismo prende-se com o elevado custo que os seguros vitalícios de saúde terão inevitavelmente que ter, dado o risco envolvido, afastando assim a esmagadora maioria dos consumidores de seguros portugueses da possibilidade de os virem a contratar.