Indemnizações de seguro automóvel reclamadas à Toyota

Sete companhias de seguros dos EUA apresentaram no Tribunal Superior de Los Angeles, California, sete processos distintos, mas praticamente idênticos, contra o construtor nipónico Toyota. As companhias de seguros norte-americanas alegam que diversos acidentes foram resultado de vários problemas que afligiram diversos modelos da Toyota.

As 7 companhias de seguros Americanas, que agora seguem as pisadas já dadas anteriormente por uma oitava – a Allstate, sustentam que o defeito causador da aceleração involuntária nas viaturas Toyota que chegou a fazer com que a marca japonesa realizasse revisões a milhões de veículos nos Estados Unidos no final de 2009 e início de 2010, foi a razão da ocorrências de alguns acidentes, pelos quais as seguradoras se tiveram inicialmente que responsabilizar. Nestas acções judiciais, pretendem que a Toyota se responsabilize pelas indemnizações pagas que decorreram destes acidentes rodoviários.

As seguradoras queixosas são a American Hardware Mutual Insurance, Motorists Mutual Insurance, National Surety, American Automobile Insurance, Fireman’s Fund Insurance, Ameriprise Insurance e IDS Property Casualty Insurance, e juntam-se a uma das principais companhias de seguros norte-americana, a Allstate, que já tinha entrado com um processo contra a Toyota anteriormente no mesmo tribunal da California. A Allstate exige que a Toyota pague o pagamento de três milhões de dólares.

Registe-se que a Toyota já aceitou pagar às autoridades norte-americanas cerca de cinquenta milhões de dólares em multas e proclamou a sua vontade em pagar dez milhões de dólares aos familiares das quatro vítimas de um acidente rodoviário envolvendo um automóvel Lexus (do grupo nipónico) que sofreu a referida aceleração involuntária.

Os Comentários estão encerrados.