Capital em risco do seguro automóvel é elevado

Capital em risco do seguro automóvel é elevado

Actuarial seguro automóvelA consultora Actuarial estima em cerca 120 milhões de euros o capital em risco das companhias de seguros, apenas no ramo automóvel.

Este número representa precisamente 9.4% dos capitais próprios das seguradoras.

Estas conclusões integram a análise anual do mercado de seguro automóvel que a Actuarial realiza e os números de 2011 vieram confirmar que as seguradoras fecharam o ano passado com resultados de subscrição negativos em 30 milhões de euros.

Ainda assim, o estudo da consultora aponta para resultados técnicos positivos em cerca de cinco milhões de euros, beneficiando dos rendimentos financeiros que, apesar de relativamente pequenos e inferiores à inflação, terão atingido os 25 milhões de euros em termos absolutos.

A Actuarial conclui que este resultado constitui uma deterioração face ao obtido no ano anterior, altura em que já contrastava com o bom desempenho obtido entre 2003 e 2009, período em que a rentabilidade foi muito superior.

A quebra do número de sinistros automóvel não foi suficiente para travar a deterioração de resultados de 2011.

A frequência de sinistros caiu quase um ponto percentual, de 14 por cento para 13.2 porcento em 2011, e o índice de gravidade dos sinistros com vítimas manteve-se relativamente estável, fatores que ainda assim não impediram a diminuição de resultados verificada no seguro automóvel.

É que contrariando estas tendências, registou-se a interferência do custo médio dos sinistros, que aumentou em 4.4 por cento.

Incremento ditado porventura pelo aumento do IVA em 2012. Um custo que as seguradoras não recuperam e que obriga ao aumento do provisionamento dos sinistros ocorridos até 2011, mas que apenas vão ser pagos a partir de 2012.

Os Comentários estão encerrados.