Como deve abastecer combustível para poupar o mais possível

Como deve abastecer combustível para poupar o mais possível

São cada vez mais os portugueses que racionalizam o abastecimento de combustível dos seus veículos. A crise económica e a austeridade contribuíram para que cada vez mais aqueles que ainda andam de carro ou de moto, se preocupem com os locais onde a gasolina e o gasóleo são mais baratos e planearem o abastecimento do mesmo, criteriosamente, com vista a poupar alguns euros.

Nesse sentido, o nosso contributo não é o de indicar o posto de combustível onde a gasolina é mais barato, nem a estação de serviço com os descontos mais extraordinários no abastecimento de diesel. Para isso existem felizmente algumas aplicações que o fazem.

4 Dicas para poupar em combustível

O nosso contributo vai no sentido de termos coligido algumas dicas que circulam pela net, relativamente bem justificadas pela Física, que lhe permitirão tirar o máximo partido do combustível que tanto lhe custar cada vez que abastece.

poupar combustível no abastecimento

Abasteça bem cedo logo pela manhã

Os postos de combustíveis têm os depósitos debaixo da terra. A hora do dia em que o solo está mais frio é bem cedo pela manhã, pois arrefeceu durante toda a noite e ainda não começou a sentir o efeito de aquecimento do sol.

A densidade da gasolina e do gasóleo é menor, estando rodeados de solo a temperaturas mais frias.

Durante o dia, tendo a temperatura do solo subido, o combustível tende a expandir-se.

Uma maior densidade do combustível em consequência do aumento da temperatura do solo que o rodeia, faz com que o litro de combustível nessas circunstâncias fique aquém do mesmo litro de combustível do início do dia.

Na indústria petrolífera, cada carregamento de combustível nos camiões cisterna é cuidadosamente controlado no que à temperatura diz respeito. Para que, cada galão vertido no depósito do camião seja exato.

Não aperte a pistola de combustível até ao fim do seu curso

As pistolas de combustível permitem-nos dosear a velocidade com que abastecemos o depósito do nosso veículo.

Claro que a tendência é apertá-las ao máximo para verterem rapidamente o líquido que nos fará completar a tarefa de abastecer e sairmos da Estação de Serviço rumo aos nossos afazeres.

No entanto, contenha-se.

Encha o depósito com poupa pressão na pistola, prefira o modo mais lento e, é essa a vantagem, aproveitando melhor os euros que irá pagar pelo abastecimento

Quanto mais lentamente enchermos o depósito, menos vapor estamos a criar, logo menos combustível (contado pela bomba) será desperdiçado e uma maior quota – idealmente a totalidade – da gasolina ou gasóleo pagos, acabará efetivamente vertida no depósito do nosso veículo.

As mangueiras de combustível têm a capacidade de devolverem o vapor gerado para o depósito da gasolineira.

Ao encher o tanque apertando a pistola a todo o seu curso, uma percentagem do gasóleo ou gasolina que paga cada vez mais a peso de ouro, e que entra no tanque do seu veículo, acaba transformando-se em vapor depois de contar como consumido e contabilizado, voltando pela mangueira de combustível ao depósito da estação de serviço.

Moral da história: com consumidores que têm este comportamento, as gasolineiras acabam recuperarando parte do combustível que lhe vendem e que irá pagar.

Se o posto não for self-service, e alguém lhe abastecer a viatura, não deixe que o faça a toda a velocidade. Estará a devolver parte do que irá ter que pagar na caixa.

Abasteça antes do nível de combustível cair abaixo da metade do depósito

Quanto mais combustível tiver no depósito do seu automóvel ou moto, menos ar este conterá.

É com base nesta evidência que enunciamos esta dica.

Grande parte destes truques visam minimizar um fenómeno acerca do qual não deverá ter plena consciência, ou total perceção da sua dimensão: é que o combustível evapora-se mesmo muito rapidamente.

Para combater, ou minimizar esta realidade – a da evaporação, os grandes depósitos cisterna das refinarias são desenhados incluindo como que uns tetos flutuantes no interior, que se ajustam ao nível do combustível e mantêm o ar separado do combustível.

O ideal é então manter o depósito da sua viatura o mais atestado possível.

Não abasteça aquando de um reabastecimento do posto de combustível, nem imediatamente depois

Ao dirigir-se a uma estação de serviço para reabastecer, tenha a preocupação de dar meia-volta e fazê-lo noutra altura, se encontrar um camião-cisterna de reabastecimento imediatamente após ter realizado essa operação.

A razão prende-se com os sedimentos (todos os tanques das gasolineiras os têm), que estarão em suspensão durante algum tempo e poderão ser sugados para o depósito do seu veículo. Não os vai querer consigo.

A operação de reabastecimento dos depósitos das estações de serviço, o combustível é jorrado para dentro do depósito e isso faz com que o combustível que ainda lá estava dentro, seja agitado.

Os sedimentos que anteriormente tinham assentado no fundo do depósito, acabam em suspensão por algum tempo, até assentarem de novo.

No entretanto, corremos o risco de abastecer o depósito com combustível sujo.

Os Comentários estão encerrados.