Nem conhecem o seguro de responsabilidade civil para administradores

Nem conhecem o seguro de responsabilidade civil para administradores

Apenas uma em cada cinco empresas, pelo menos a avaliar pelas respondentes ao estudo de que lhe damos conta, tem um seguro de responsabilidade civil para administradores.

Pior indicador ainda, é o facto de praticamente metade das empresas inquiridas desconhecerem sequer que existe um tal seguro, que protege os executivos da empresa contra eventuais reclamações de ordem administrativa, tributária e até ambiental, respondendo por possíveis indemnizações e pelos custos de defesa jurídica que decorram de ações intentadas contra eles.

responsabilidade civil administradores

O estudo foi patrocinado pela Associação Empresarial de Portugal (AEP) e inquiriu 888 empresas, das quais, como referimos, 83.4% adiantaram não ter seguro de responsabilidade civil para os administradores, que ficam assim sujeitos à responsabilização pessoal pelos atos de gestão que praticam.

Uma das vantagens do seguro seria evitar que os executivos colocassem em risco o seu património pessoal, em ações judiciais.

Entre as empresas que mais conhecimento evidenciam relativamente aos seguros de responsabilidade civil para administradores, estão as empresas de maior dimensão e antiguidade, que são, também, as que, na maioria dos casos, contrataram estes seguros.

Na crise que atravessamos, e dado o aumento na quantidade e na severidade das reclamações contra gestores de empresas, seria natural que quem já tem seguro de responsabilidade civil empresarial procurasse até aumentar o capital segurado, e quem não o tem, que finalmente o subscrevesse.

Os Comentários estão encerrados.