Rede Eléctrica é projecto do LNEG e do INESC Porto

Rede Eléctrica é projecto do LNEG e do INESC Porto

lnegA rede de mobilidade eléctrica portuguesa, apresentada recentemente é um projecto do LNEG (Laboratório Nacional de Energia e Geologia) e do INESC Porto (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores). Empresas como a EDP, a Efacec e alguns fabricantes de baterias (ainda não apontados) fazem ou farão também parte  do projecto.

Um dos grandes desafios colocados pela Rede é o processo de carregamento das baterias. É desejável que as baterias dos carros eléctricos sejam carregadas durante a noite, quando a energia é mais barata. No INESC Porto e no LNEG procuram estudar a melhor forma de optimizarem o carregamento dessas baterias. bt64hk5avn

A Agência Financeira falou com Teresa Ponce de Leão, a presidente do LNEG, que sucedeu ao extinto INETTI, que adiantou que a intervenção do LNEG vai ser essencialmente ao nível do controlo da gestão de carga e descarga das baterias, e das características dessas mesmas baterias. Funções de controlo, de suprimento de soluções e de logística.

Os postos de carregamento terão que estar ligados aos gestores das redes eléctricas. O LNEG proporá acções de melhoria da localização dos postos face as necessidades dos carros eléctricos.

Um Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *