Depressão: Sim ou não?

Depressão: Sim ou não?

depressão.pngNos tempos que correm, só ouvimos falar em doenças, em criminalidade a aumentar, nos preços dos bens essenciais a subir, no número cada vez maior de desempregados, enfim, na crise no seu melhor. 🙁

Será que tudo isto acontece porque o mundo está cada vez mais triste, mais deprimido?

A Depressão é a principal causa de incapacidades entre as inúmeras doenças de saúde mais relevantes. Uma em cada quatro pessoas em todo o mundo, sofre, sofreu ou vai sofrer de depressão. Esta é reconhecida como um grande e grave problema, temos e devemos estar alerta, esta doença pode levar ao suicídio, ao homicídio, a inflingir maus tratos a quem não tem culpa de coisa alguma. CUIDADO!

A Depressão é uma doença mental, que se caracteriza por um estado de tristeza prolongado, pelo desinteresse por todas as actividades em geral, inclusive as que anteriormente conferiam prazer e bem-estar, e também se caracteriza por um cansaço persistente, uma perda da chamada força anímica.

No entanto nem tudo é mau, a boa notícia é que esta doença tem sintomas, e se for reconhecida e tratada no seu inicio, rapidamente se recupera toda a energia, o sorriso, a força, e a vontade que até então se julgavam perdidas para sempre. Existe um dado interessante, a depressão é mais comum nas mulheres que nos homens, será a genética, as condições de vida adversas, o stress, a alimentação, o uso de drogas (medicamentos, álcool…)?…na verdade as causas da depressão são inúmeras e ainda muito controversas.

Quais são os sintomas?:

Perturbações no sono (insónia ou sonolência); –Irritabilidade; –Falta ou alteração da atenção; –Fadiga, cansaço; –Sentimentos negativos como sentir-se inútil, incapaz, culpado, ansioso; –Desinteresse, apatia, tristeza, ataques de choro; –Alterações do desejo sexual; –Afastamento dos amigos; –Enorme vontade de estar sozinho; –Fuga dos barulhos; –Auto-agressão.

Como em todas as doenças, o melhor é prevenir… mais uma vez aqui fica o conselho, vamos procurar tudo o que possamos fazer, ver, falar, e ouvir, tudo que nos dê prazer nos ponha um sorriso nos lábios…Ás vezes basta uma planta carregada de lindas flores, uma fotografia no armário que costumamos olhar, uma música, que nos faz viajar aos bons momentos, um livro…enfim, tudo é válido se nos fizer sorrir. Experimente sorrir durante 1 minuto quando acorda….além de libertar serotonina (poderoso antidepressivo), vai ver como todo o dia lhe correrá melhor 😉

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *